ETAPA 3 - 23/11 A 29/11

ATIVIDADES DO MÓDULO I – ETAPA 3



   23/11/2009 A 29/11/2009  


ATIVIDADE 1 – Fórum – Cenário: Mídias e o contexto da escola.

Para aprofundar a compreensão sobre o papel das mídias e tecnologias na educação vamos analisar como elas influenciam o cotidiano escolar e como podem ser integradas à prática pedagógica.
Assista ao vídeo com o depoimento da Professora Maria Elisabeth Almeida sobre integração de mídias e algumas experiências.
Onde encontrar o vídeo?
• Vá ao módulo Conteúdo do módulo Etapa 3 Atividade 1 - Mídias e o contexto da escola .
Como fazer?

• Diante das leituras das etapas anteriores, de sua experiência e do debate com os demais colegas, pense nas possibilidades das escolas brasileiras a serem consideradas no trabalho em elaboração, para ser entregue como Trabalho Final da Etapa 4 e analise os seguintes aspectos, entre outros que sejam de seu interesse:

o Sua escola está preparada para o uso de mídias? Se não, o que fazer para isto?

o Quais fatores podem contribuir para a preparação dos professores de sua escola para o uso pedagógico das mídias e tecnologias?

o Qual o papel dos professores nesse processo?

o É necessário conhecer as especificidades e linguagens das mídias e os modos de operação das tecnologias para utilizá-las?

o Qual o papel dos gestores nesse processo?

• Debata com seus colegas no Fórum sobre estas e outras questões que considere fundamentais para integrar em suas aulas as mídias e tecnologias na escola.

o Tema - Etapa 3



o Subtema - Discutindo soluções

ATIVIDADE 2 - Chat
O tutor enviará e-mail informando a data do chat, e também disponibilizará uma enquete para saber o melhor dia dessa atividade. Fique atento às mensagens e aos avisos do professor tutor.
Como se preparar para essa atividade pedagógica?
• Busque no Portal do Professor ou nos materiais disponíveis em sua escola os conteúdos dos programas da série Integração tecnológica, linguagem e representação.

• Assista um ou mais programas e analise uma experiência apresentada.

• Após analisar a experiência, identifique o aspecto que mais lhe chamou a atenção, levante uma pergunta que você gostaria de fazer aos envolvidos na experiência ou aos especialistas convidados.

ATIVIDADE 3 – Fórum - Articulando teoria e prática.

Nesta etapa são abordadas as diferentes formas de utilização de TV e vídeo na sala de aula.

Você está convidado a desenvolver uma atividade pedagógica de uso da TV e vídeo, articulando os conceitos abordados em sua sala de aula. Durante as duas semanas de duração da Etapa 3 procure utilizar um programa de TV ou um vídeo em suas aulas para partilhar suas experiências com os demais cursistas e subsidiar o debate.
Como fazer?

• Escolha um vídeo ou programa de TV da sua preferência que se encontra disponível no Portal do Professor ou nos materiais disponíveis na sua escola e desenvolva uma atividade em sua sala de aula com o uso desse vídeo.

• Participe do Fórum e debata as questões a seguir.

• Tema - Etapa 3

• Subtema - Utilizando a TV e vídeo em sala de aula

• Como planejou a atividade?

• Como identifica a forma de utilização: sensibilização, ilustração, simulação, conteúdos de ensino?

• Relate sua experiência. Comente as experiências de seus colegas e proponha novas formas de utilização.