Dicas para Estudo

Como o “Marca Textos” pode auxiliar a memorização


4 fevereiro, 2010 Por Renato Alves, autor do livro Os 10 hábitos da memorização

Tem gente contaminada pelo hábito. Outros não resistem ao ato. E todos estão se referindo ao fato de que, quando estão diante de um bom texto, sentem o forte impulso de sacar do estojo a caneta amarela florescente e marcar todas as informações que encontram.

Sim, marcar textos é um hábito saudável e comum entre os leitores. Acontece, porém, que alguns marcam excessivamente. Rabiscam qualquer coisa que chame a atenção. É uma verdade que quando não há critérios para marcação de textos, as páginas do livro viram verdadeiras aquarelas iluminadas.

O princípio da necessidade de marcar textos esta na curiosidade, no interesse, na vontade de preservar o texto em nossa memória. Mas o resultado da marcação, na maioria das vezes, surte o efeito contrário e mantém o texto exatamente onde estava: dentro do livro.
Assim sendo, para que o hábito de marcar textos não se transforme numa confusão de riscos coloridos, o ideal é que o leitor trabalhe com a seguinte premissa: SE O TEXTO É IMPORTANTE O SUFICIENTE PARA SER MARCADO, ENTÃO SIGNIFICA QUE DEVE SER MEMORIZADO.

Se todas as vezes que você decidir marcar um texto, também optar por memorizar, provocará em sua memória o estimulo fundamental. Eis algumas perguntas que o ajudarão a selecionar o que deve ser marcado e também garantir a fixação do conteúdo em memórias de médio ou longo prazo.

 
1 – Explique: Por que este texto é importante?
2 – Como posso aplicar este conhecimento em minha rotina?
3 – Se eu tiver que explicar para outra pessoa, como seria?
4 – E qual é a melhor estratégia para memorizar este texto?

Enfatizo que o segredo da memorização está em realmente tentar responder estas perguntas e não simplesmente tomar conhecimento. A atitude faz toda a diferença! Por exemplo: para a última questão, sugiro simplesmente reler o texto que seria marcado e explicá-lo como se estivesse dando uma aula.

Só depois de cumprir estas etapas pegue a caneta colorida e marque o texto. Mas, ao fazê-lo tenha em mente que o objetivo da marcação foi proporcionar um retorno mais rápido numa consulta ao texto. E que tal consulta não seja pelo fato de não lembrar exatamente o que estava escrito, mas para simplesmente mostrar a alguém ou utilizar em alguma forma de trabalho.



Boa leitura, boa memória!