Tv Digital e escola


A TV Digital Interativa no Espaço Educacional

A integração do sistema clássico da TV com o mundo das telecomunicações da informática onde a internet possibilita a interação e navegação, fez surgir a nova televisão, a TV Digital Interativa.
A educação para o uso da TV Digital Interativa encontra sua máxima expressão quando professores e alunos têm a oportunidade de criar e desenvolver através dos meios suas próprias mensagens. A expressão através da TV Interativa, como estratégia motivadora e desmitificadora, requer , portanto, não apenas decifrar a linguagem da comunicação, mas sim servir-se dela.
Incorporando esta experiência, alunos e professores podem perceber significativamente a construção da realidade que todo conteúdo mediático comporta. Esta faceta expressiva é fundamental para conseguir o objetivo de uma educação com os meios.
A TV Digital abre as portas, de uma maneira muito especial, para a alfabetização audiovisual permanente, possibilitando e fomentando nos espectadores a capacidade de produzir e analisar suas próprias mensagens. Utilizando a TV desta forma, estaremos propiciando uma educação que promova uma intervenção social e coletiva crítica imprescindível para uma formação de cidadania.
A televisão, na sociedade capitalista segundo os teóricos críticos da escola de Frankfurt é vista como um agente socializador e formador de opinião. O homem, no modelo tradicional de comunicação (emissor-mensagem-receptor), torna-se objeto e a sua finalidade última é o consumo. A introdução da interatividade na TV, coloca em crise este modelo, já que o receptor não será mais um receptor passivo e, sim um receptor ativo.
Admitir tal realidade encaminha-nos para o futuro do uso didático da TV na escola. A interatividade, característica dos novos meios, adquire um sentido pleno no terreno educativo.
Educar através da nova televisão, portanto, vai exigir que educadores e comunicadores afrontem três grandes tarefas: a compreensão intelectual do meio, a leitura crítica de suas mensagens e a capacitação para a utilização livre e criativa.
Os caminhos entre a nova TV que será interativa não são contrários aos caminhos da escola. Estes caminhos se cruzam e se revelam na procura de novas aprendizagens, do entendimento e da vida.

Texto retirado do atigo de: Prof. Dr. Sergio Ferreira do Amaral  -  Professor na Faculdade de Educação da Unicamp   e Engº  Daniel Moutinho Pacata - CPqD