Livro Cibercultura

O livro trata da Cibercultura um tema  atual e que traz assuntos como: educação a distância, eduação online, convergência tecnológica, interatividade, autoria na web e tanto outros.
 Os artigos publicados no ebook
são de autores/pesquisadores da área, como: (Adriana Amaral, André Lemos, Edilson Cazeloto, Elizabeth Saad Corrêa, Eugênio Trivinho, Gilbertto Prado, Juremir Machado da Silva, Lucia Santaella, Lucrécia D’Alessio Ferrara, Marco Silva, Maria Cristina Franco Ferraz, Othon Jambeiro, Yara Rondon Guasque Araujo. O livro foi organizado por Eugênio Trivinho e Edilson Cazeloto e está disponível para download aqui.
Vale a pena conferir!
Retirado de:http://midiasuesb.blogspot.com/

"COMO USAR O RÁDIO NA SALA DE AULA"

Pessoal,

Nossa colega Marta Gama disponibilizou o link do livro "COMO USAR O RÁDIO NA SALA DE AULA"
de Marciel Consani 
que disponibilizo aqui para que possam ter acesso.

Prorrogação do prazo

Queridos colegas cursistas,

TENDO EM VISTA ALGUNS PEDIDOS DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO MÓDULO RÁDIO, INFORMAMOS QUE A COORDENAÇÃO GERAL AUTORIZOU O ACRÉSCIMO DE SOMENTE DOIS DIAS PARA A FINALIZAÇÃO DO MÓDULO.
DESSA FORMA, AO INVÉS DE ENCERRAR NO DIA 23/02 (conforme descrito no Cronograma enviado), O MÓDULO RÁDIO SERÁ ENCERRADO NO DIA 25/02/2010.


ESSE SERÁ REALMENTE O PRAZO FINAL, PORTANTO FAÇAM UMA MOBILIZAÇÃO PARA QUE CONCLUAM AS ATIVIDADES.
Bom final de semana a todos e bons estudos!
Abraços carinhosos

Modelo Fichamento - Atividade 3

Modelo de fichamento de resumo ou conteúdo

É uma síntese das principais idéias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132) segunda capítulo.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.

O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prática.

A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher.

A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.

ATIVIDADE 4 - MÒDULO RÁDIO

ATIVIDADE 4 – Fórum Resumindo.

14 a 23/02/2010


 
Agora que já acumulamos um grande volume de informações e aprofundamos nosso conhecimento sobre o tema com pesquisa, discussão e vivência, nada é mais pertinente do que transportar toda essa bagagem para o contexto educacional em que trabalhamos.


Você já utilizou algum programa ou trecho de programa de uma rádio na sala de aula com os alunos?


EM CASO NEGATIVO – baseado nos exemplos mencionados e na sua própria pesquisa, descreva as ações que poderiam ser realizadas (com as devidas adaptações) na escola ou espaço educativo com o qual você interage.


EM CASO POSITIVO – mencione que atividades podem ser desenvolvidas além da leitura de interpretação do texto radiofônico. Discuta também, com sua turma e com seu tutor, algumas atividades já realizadas com a programação das rádios ou então, proponha novas atividades que possam ser desenvolvidas a partir da programação das rádios sintonizadas na sua região.


Não se esqueça de escrever as suas conclusões no fórum específico do tópico Resumindo e debater este tema com seus colegas.


Critérios de Participação no Fórum:


• Comentar as mensagens dos colegas, interagindo e fazendo intervenções críticas e éticas, com respeito e tolerância à pluralidade dos discursos que emergirem dos debates e embates.


• Promover debates a partir de suas inquietações, experiências de vida e profissional, bem como, contribuições advindas de pesquisas a partir de várias fontes disponibilizadas no módulo.

ATIVIDADE 3 - MÓDULO RÁDIO

ATIVIDADE 3 – Ecologia Sonora

14 a 23/02/2010

"A vida tem sons que pra gente ouvir... "

Acesse o menu do módulo Rádio e leia o conteúdo intitulado: Ecologia Sonora ( Abordagem Necessária, Intrepretação Humana, e Saúde Auditiva) elaborado pelo professor Marciel Consani, e em seguida elabore um fichamento destacando as principais idéias desse bloco.Sugerimos para o trabalho, o fichamento do tipo resumo.



O que é um fichamento e como fazer?



O fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento possibilita ao estudante, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. De acordo com diversos autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura: cabeçalho indicando o assunto e a referência da obra, isto é, a autoria, o título, o local de publicação, a editora e o ano da publicação. Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de resumo ou conteúdo e o fichamento de citações. Cada professor pode seguir um modelo de fichamento, tendo em vista, que não existe um modelo pronto e/ou determinado. Assim sendo, os modelos apresentados são sugestões.



Modelo de fichamento de citações
Conforme a ABNT (2002a), a transcrição textual é chamada de citação direta, ou seja, é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.

Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993

“uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30)
“na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra” (p. 132)
“a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” (p.43)



Modelo de fichamento de resumo ou conteúdo

É uma síntese das principais idéias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.

Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132) segunda capítulo.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.
O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prátic

A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher.
A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.



Modelo de fichamento bibliográfico

É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993.
A obra insere-se no campo da história e da antropologia social. A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo s processo de lutas e conquistas da mulher.
Por Marina Cabral da Silva

Onde postar?
• O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade: nome do cursista-ativ3.
o Por exemplo, nome do cursista: Maria Regina de Souza.
o O nome do arquivo nesta atividade deverá ser: mreginas-ativ3.
• Anexe o arquivo na Biblioteca em Material do aluno no tema Fichamento , subtema Ecologia Sonora.

• Observe a data agendada pelo tutor.

Critérios de Avaliação

• Apresentar síntese das principais idéias presentes no texto com suas próprias palavras;
• Organizar as idéias com coerência;
• Apresentar o fichamento de acordo com a estrutura explicitada no exemplo.


Programa para edição de Áudio



Posted by Adriana Sousa on 13:38 in Dica, Módulo Rádio



Pessoal,

Além dos programs de rádio já conhecidos, das rádio web, dos podcast,dos projetos que utilizam o rádio na escola, podemos também produzir nossos áudios e dos alunos e publicarmos na internet. Este software - Audacity - é um dos mais conhecidos e de fácil instalação e utilização.


O Audacity é um software livre para produção e edição de áudio. O Audacity permite gravar, reproduzir, importar e exportar arquivos de áudio em vários formatos (WAV, AIFF, MP3 e OGG).


O Audacity é um software de captura e edição de áudio com recursos interessantes como: permite de forma simples realização de cortes, cópia, colagem, mixagem, adição de efeitos,... em arquivos de áudio.

Para os interessados na exploração do software, podem fazer o download gratuito aqui de uma versão portátil para colocar no pendrive!


Alguns tutoriais para uso do Audacity :

Tutorial 1 - tradução livre de trechos do Manual Online do Audacity (vers~ao 1.2.3) por Anthony Oetzmann e Dominic Mazzoni. O texto está licenciado em Creative Commons na Atribuição Uso Não Comercial - Compatilhamento pela mesma licença 2.0 Brasil.

Tutorial 2 - elaborado pelo Prof. Carlos Mendes Lima - coordenador do Programa "Nas Ondas do Rádio".

Dicas para Estudo

Como o “Marca Textos” pode auxiliar a memorização


4 fevereiro, 2010 Por Renato Alves, autor do livro Os 10 hábitos da memorização

Tem gente contaminada pelo hábito. Outros não resistem ao ato. E todos estão se referindo ao fato de que, quando estão diante de um bom texto, sentem o forte impulso de sacar do estojo a caneta amarela florescente e marcar todas as informações que encontram.

Sim, marcar textos é um hábito saudável e comum entre os leitores. Acontece, porém, que alguns marcam excessivamente. Rabiscam qualquer coisa que chame a atenção. É uma verdade que quando não há critérios para marcação de textos, as páginas do livro viram verdadeiras aquarelas iluminadas.

O princípio da necessidade de marcar textos esta na curiosidade, no interesse, na vontade de preservar o texto em nossa memória. Mas o resultado da marcação, na maioria das vezes, surte o efeito contrário e mantém o texto exatamente onde estava: dentro do livro.
Assim sendo, para que o hábito de marcar textos não se transforme numa confusão de riscos coloridos, o ideal é que o leitor trabalhe com a seguinte premissa: SE O TEXTO É IMPORTANTE O SUFICIENTE PARA SER MARCADO, ENTÃO SIGNIFICA QUE DEVE SER MEMORIZADO.

Se todas as vezes que você decidir marcar um texto, também optar por memorizar, provocará em sua memória o estimulo fundamental. Eis algumas perguntas que o ajudarão a selecionar o que deve ser marcado e também garantir a fixação do conteúdo em memórias de médio ou longo prazo.

 
1 – Explique: Por que este texto é importante?
2 – Como posso aplicar este conhecimento em minha rotina?
3 – Se eu tiver que explicar para outra pessoa, como seria?
4 – E qual é a melhor estratégia para memorizar este texto?

Enfatizo que o segredo da memorização está em realmente tentar responder estas perguntas e não simplesmente tomar conhecimento. A atitude faz toda a diferença! Por exemplo: para a última questão, sugiro simplesmente reler o texto que seria marcado e explicá-lo como se estivesse dando uma aula.

Só depois de cumprir estas etapas pegue a caneta colorida e marque o texto. Mas, ao fazê-lo tenha em mente que o objetivo da marcação foi proporcionar um retorno mais rápido numa consulta ao texto. E que tal consulta não seja pelo fato de não lembrar exatamente o que estava escrito, mas para simplesmente mostrar a alguém ou utilizar em alguma forma de trabalho.



Boa leitura, boa memória!

PROJETOS COM RÁDIO

Aqui alguns links de projetos utilizando o Rádio na Escola.

http://www.escolabr.com/projetos/radionovela/
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/default.asp
http://radiopelaeducacao.blogspot.com/2010/01/projeto-radio-pela-educacao-no-programa.html
http://www.ebc.com.br/canais/radios/radio-nacional-am-brasilia
http://www.eps.ufsc.br/disc/tecmc/bahia/grupo8/site/pag6.htm
http://www.radiobras.gov.br/radioagencia/

Atividade 2 - Projetos Pedagógicos com Rádio

ATIVIDADE 2 – Fórum: Projetos Pedagógicos com Rádio -
07 a 13/02/2010


Nesta atividade você vai pesquisar e compartilhar com a turma outros projetos pedagógicos que utilizem o rádio.

Você conhece projetos pedagógicos que utilizem o rádio como recurso de trabalho? Além dos exemplos mencionados neste site, há uma série de outras iniciativas interessantes que merecem ser conhecidas. Então, aproveitando que estamos ligados a esta fonte inesgotável de referências que é a Internet, sugerimos que:


1. Pesquise outras experiências e faça uma relação de links interessantes;

2. Analise as diferentes formas de utilização do rádio nesses projetos, a partir de sua própria bagagem didático-pedagógica;


Onde postar a atividade?


Para que todos tenham acesso às pesquisas realizadas pela turma, estaremos socializando os trabalhos nos fóruns abertos pelos tutores em grupos de 5 pessoas. Exemplo:

Fórum 1: Projetos Pedagógicos com Rádio


Alunos: cinco alunos - o tutor irá colocar o nome dos 5 alunos que vão interagir.


Fórum 2: Projetos Pedagógicos com Rádio


Alunos: cinco alunos - o tutor irá colocar o nome dos 5 alunos que vão interagir.


Observação: O Fórum foi organizado por grupos, com o objetivo de evitar um congestionamento de pesquisas extensas, bem como facilitar a interação entre os alunos/ alunos e alunos/tutores.

Rádio e Cidadania

Rádio e cidadania

O Setor de Comunicação da UNESCO no Brasil e a Oboré acabam de lançar uma cartilha e uma série de spots para rádio sobre direitos humanos destinados a profissionais e colaboradores de radiocomunitárias. Disponível exclusivamente em versão digital, para download gratuito, a cartilha “Direitos Humanos na Mídia Comunitária – A cidadania vivida no nosso dia a dia” apresenta, em 38 páginas, noções básicas sobre direitos civis, políticos e sociais, entre outros temas.

Criada para qualificar as atividades de comunicação dos responsáveis pela difusão de notícias e informações de interesse comunitário, a cartilha apresenta a íntegra da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Trata, também, da importância de se reconhecer os direitos fundamentais para a promoção da cidadania, da ética, do respeito mútuo e de atitudes de não-violência.
Além de informações e dicas para a divulgação dos Direitos Humanos, a cartilha traz sugestões de outros assuntos a serem tratados nas transmissões da mídia comunitária, como certidão de nascimento, discriminação contra a mulher, violência familiar e como proceder em abordagens policiais. Cada tema é acompanhado pelo respectivo spot, para livre utilização.
Download da cartilha - aqui.

Rádio Novela